HNS PORT - Consulting & Security e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
A empresa espanhola de consultoria e tecnologia Indra instalou um sistema de informação de gerenciamento de tráfego de embarcações (VTMIS) no porto de Vitória, o que vai aumentar a segurança e otimizar as operações portuárias sob responsabilidade da CODESA, a Companhia Docas do Espírito Santo.
O projeto de instalação, que contou com um investimento de R$ 22,9 milhões, é parte do Plano de Modernização do Sistema Portuário mais amplo já realizado em nosso país e foi iniciado pela antiga Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República, que foi desativada por um tempo e que agora é a Secretaria Nacional dos Portos.
A Indra também modernizará o porto de Santos, mas o projeto tem previsão de conclusão somente para o final de 2018.
O VTMIS da Indra baseia-se no sistema iMARE, que garante maior segurança para os navios durante o sua estadia na área sob jurisdição da CODESA, que é a área do Porto de Vitória e imediações. Ou seja, o sistema monitora os portos de Vitória, Tubarão e Praia Mole, canais de acesso e áreas de fundeio.
A tecnologia agora disponível vai facilitar o gerenciamento e controle do fundeadouro e atracações, aumentando a capacidade operacional do porto.
A instalação do sistema também deverá melhorar a receita de Vitoria, já que as principais operadoras de transporte marítimo poderão agora fazer escalas no porto.
Ao garantir uma supervisão precisa do tráfego portuário, o movimento de navios, e consequentemente de cargas aumenta na cidade, já que o intervalo entre as atracações diminui consideravelmente.
O sistema é capaz de coletar todas as informações enviadas por radares, câmeras, bóias, estações meteorológicas e sistemas automáticos de identificação de embarcações, permitindo que os operadores identifiquem a posição exata do navio em um mapa digital, tendo acesso também a dados relacionados à carga, rota e origem.
A Imbra instalou dois radares dedicados no cume do Morro do Moreno em Vila Velha, que alimentam o sistema com todo tipo de dado.
O Sistema também coleta dados relacionados às condições de mar em tempo real, podendo, inclusive, comunicar-se com os passadiços dos navios em trânsito, alertando-os e permitindo entradas e saídas de barra em condições que podem ser mantidas sob monitoramento constante. Isso facilita demais a vida dos práticos e dos tripulantes a bordo.
Como se já não fosse suficiente o que já mencionamos, o sistema ainda é integrado ao servidor do Porto Sem Papel, trocando informações sobre a carga com os terminais e seus departamentos administrativos, acelerando toda a emissão de documentos necessários para a operação e liberação da embarcação.
Treinamento dos operadores para garantir o pleno uso do sistema
No início de junho, a Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) promoveu um treinamento possibilitando experiências reais do controle de tráfego de embarcações, situações de risco e simulados de prováveis situações nas áreas de fundeio e acesso ao Porto de Vitória, como parte da semana de treinamento intensivo para a equipe do Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações (VTMIS).
Os supervisores e operadores do VTMIS colocaram em prática os ensinamentos teóricos adquiridos desde o início do OJT, operando o software IMare em simulações com alvos sintéticos gerados no sistema, a fim de reforçar os Procedimentos Operacionais Padronizados (SOP, de Standard Operational Procedures), do Centro de Controle Operacional (CCO), e aperfeiçoar as comunicações marítimas padrão (SMCP, sigla em inglês de Standard Marine Communication Phrases).
O treinamento foi organizado pelo assessor responsável pela implantação do VTMIS em Vitória, Agostinho Sobral Sampaio, com a colaboração do gerente da Indra, Marcos Cesar Vendramin.
O sistema espanhol foi escolhido porque o Estreito de Gibraltar é a segunda área marítima mais movimentada do mundo, perdendo apenas para o Canal da Mancha, entre a Inglaterra e a França. Os estudos práticos realizados simularam casos reais e treinamentos no sistema iMare, com prováveis situações de tráfego que poderão ocorrer na área de responsabilidade do VTMIS em Vitória, utilizando os radares, câmeras, cartas náuticas eletrônicas, equipamentos de comunicação em VHF e sensores meteoceanográficos.
José Cristoban Maraver Romero avaliou muito positivamente o desempenho da equipe do Porto de Vitória, destacando o interesse, a busca de aprendizado, a conduta e o conhecimento profissional dos responsáveis pela formação da equipe, além da estrutura física do centro operacional e seus equipamentos, inclusive das torres dos radares.
Equipe
A equipe do VTMIS é mista, contando com oficiais de náutica da empresa INDRA e os operadores da CODESA. Pelo porto, são eles: Patrícia Bettcher, Rafael De Nadai, Regis Fontes, Tiago Fraga, Cláudia Loureiro, e pela Indra, os supervisores Carolina Natali, Flávio Brilhante, Fabrício Borgo, Artur Varella e Gustavo Marchesi.
Uma equipe altamente treinada para garantir o uso do sistema em toda a sua capacidade.
O Portal Marítimo vem acompanhando a instalação desde o início e particularmente esse que vos escreve fica feliz de ver um grande amigo, o Comandante Agostinho Sobral, Superintendente da CODESA, tendo sucesso em mais esta empreitada como responsável pela instalação do sistema.
Esta era uma necessidade antiga de todos os portos brasileiros, que em 2010 tiveram a infeliz marca de 20% de aumento de tempo de operação, e finalmente após um projeto iniciado em 2013 podemos ver a conclusão com sucesso.
É mais um exemplo do que as tecnologias de acesso remoto e monitoramento à distância podem fazer pelas operações marítimas como um todo.
Portal Marítimo - Por Rodrigo Cintra
Confira também:
ABIN acompanha instalação da maior termoelétrica da América Latina
CONPORTOS publica cronograma de Auditoria para 2019
CONPORTOS publica relação dos aprovados no CESSP 18ª Edição