HNS PORT - Consulting & Security e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade
Por José Claudio Pimentel, G1 Santos
Primeira bolsa com cocaína foi encontrada boiando no canal do Porto de Santos, SP (Foto: G1 Santos)
No vídeo, o mergulhador é visto nadando na superfície com uma bolsa estanque (impermeável) em direção ao costado do terminal, e depois desaparece ao entrar embaixo do píer. Ali, ele abandona a cocaína e submerge no mar, depois de perceber a ação das equipes. O suspeito, que não foi identificado, conseguiu fugir.
A primeira bolsa foi encontrada boiando no Estuário, ainda durante a madrugada. A outra, semelhante, estava em uma área de mangue, nas proximidades de onde o terminal localiza-se. Em ambas, somaram-se 44 tabletes coloridos contendo a droga, que estava em embalagens plásticas para evitar contato com a água e a umidade.
As equipes federais acreditam que o mergulhador levaria as bolsas com a droga até a lateral do navio. Ali, com a conivência da tripulação, alguma pessoa a bordo as içaria para que fossem escondidas na embarcação ou em contêineres transportados pelo cargueiro. O destino final do MSC Meline é a Espanha.
Bolsa com cor florescente foi encontrada boiando no mar em Santos, SP (Foto: G1 Santos)
Ao longo dia, uma busca foi realizada a bordo e duas malas pretas foram encontradas por equipes da Receita Federal, armazenadas irregularmente em um contêiner. Dentro delas, estavam mais 57 kg de cocaína, que foram prontamente apreendidos pelos agentes da Polícia Federal que deram continuidade à ação.
Os órgãos federais investigam se os carregamentos encontrados a bordo e no mar têm alguma ligação. As equipes agora trabalharam para identificar o mergulhador, outros envolvidos que o acobertaram e até a origem e verdadeiro destino da cocaína. A droga foi encaminhada à Delegacia da Polícia Federal no Centro de Santos.
Trata-se da primeira vez que autoridades que trabalham no Porto de Santos depararam-se com um mergulhador auxiliando na ação do tráfico internacional. Ele levou pelo mar as bolsas impermeáveis com tabletes de cocaína que seriam içadas a bordo por algum tripulante. A movimentação acabou frustrada pelos agentes.
Policiais localizaram nova bolsa com cocaína em área do Porto de Santos, SP (Foto: G1 Santos)
As equipes não descartam outras hipóteses da modalidade de narcotráfico. Entretanto, não acreditam que o mergulhador estivesse escondendo o carregamento em algum dispositivo selado acoplado ao casco do navio - prática comum em outros portos do mundo para justamente despistar a polícia e a fiscalização.
Em maio de 2017, pela primeira vez, um compartimento “porta drogas” foi encontrado fixado ao casco de um navio atracado em um terminal da Margem Esquerda do cais, em Guarujá (SP). Na ocasião, foram apreendidos mais de 33 kg de cocaína, depois que a peça foi retirada da embarcação por mergulhadores dos bombeiros.
Bolsas com tabletes de cocaína foram apreendidas após ser abandonada por mergulhador (Foto: G1 Santos)
Malas pretas com tabletes de cocaína foram encontradas a bordo de navio em Santos, SP (Foto: G1 Santos)
Equipes da Polícia Federal e da Receita Federal vistoriaram navio (Foto: Renan Fiuza/G1)
Confira também:
ABIN acompanha instalação da maior termoelétrica da América Latina
CONPORTOS publica cronograma de Auditoria para 2019
CONPORTOS publica relação dos aprovados no CESSP 18ª Edição