HNS PORT - Consulting & Security e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Pirataria no Porto de Rio Grande, RS

 Dois navios foram invadidos durante a madrugada desta quinta-feira (31). Em um deles, criminosos teriam violado contêineres e fugiram com carne.

 

A Polícia Federal (PF) instaurou inquérito nesta quinta-feira (31) para investigar o ataque a dois navios que estavam em águas próximas ao Porto do Rio Grande, no Sul do Rio Grande do Sul. Os "piratas" usaram um pequeno bote para se aproximar das embarcações. 

 

De acordo com a PF, o primeiro navio foi invadido por volta das 3h da madrugada, a 10 milhas (18,5 km) além da barra. Conforme informações preliminares, os invasores violaram alguns contêineres e fugiram levando embalagens de carne em um bote de madeira. O comandante da embarcação, com bandeira de Malta, ainda será interrogado pela PF.

 

O segundo ataque ocorreu por volta das 5h, no canal do porto. Desta vez, os piratas invadiram um navio de bandeira espanhola, que transporta gás. Um dos tripulantes percebeu a presença de dois homens no convés da embarcação e acionou o alarme do navio. Após serem identificados, os invasores deixaram a embarcação provavelmente descendo por cordas até o bote, onde estava outro indivíduo. Do bote, foram feitos disparos contra o navio. Nada foi levado.

 

Nesta quinta-feira, policiais federais realizaram diligências no local e colheram informações, bem como coleta de impressões digitais. A PF solicitou ao Porto de Rio Grande imagens de câmeras de vigilância para ajudar nas investigações.

 

Em nota, a Superintendência do Porto de Rio Grande classificou os ataques como um fato isolado e disse que está instalando câmeras em locais estratégicos do porto, que possibilitarão a visualização constante tanto dos navios que atracam no porto quanto aqueles que estão nas áreas de fundeio (aguardando para atracar). Reuniões com os responsáveis pela segurança de todos os terminais do porto também estavam previstas.

 

Fonte: globo.com

 

Confira também:

ABIN acompanha instalação da maior termoelétrica da América Latina

CONPORTOS publica cronograma de Auditoria para 2019

CONPORTOS publica relação dos aprovados no CESSP 18ª Edição