HNS PORT - Consulting & Security e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Informe sobre Ebola para as embarcações

 Informe sobre Ebola

para informação aos capitães de navios e seus tripulantes

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa informa que está ocorrendo um surto de Ebola em alguns países do continente africano. Até a data de hoje os países afetados são Nigéria, Serra Leoa, Libéria e Guiné.

Fique atento aos sintomas a seguir se algum tripulante tenha transitado nos últimos 30 dias nas áreas acima: febre, fraqueza, dor muscular, dor de cabeça e dor de garganta, que geralmente são seguidos por vômitos, diarreia, prurido, e em alguns casos de hemorragia.

Nesses casos, notifique às autoridades de saúde do Brasil para que possam avaliar e lhe ajudar com orientações e medidas.

Transmissão

A transmissão somente ocorre por meio do contato direto com os fluidos corporais (sangue, fezes, suor, sêmen, saliva, etc.) de uma pessoa ou animal infectados, vivos ou mortos, ou ainda pelo contato direto com objetos contaminados (agulhas, lençóis ou roupas sujas, etc.) .

O vírus não é transmitido pelo ar, água, alimentos ou vetores, e é facilmente morto por sabão, água sanitária, luz solar ou secagem, sobrevivendo apenas um curto período de tempo em superfícies que estão expostos ao sol ou secos.

Recomendação ao Capitão

Em caso de algum tripulante apresentar os sintomas citados acima, e que tenha circulado nos últimos 30 dias nas áreas citadas, notifique a situação imediatamente às autoridades de saúde brasileiras e isole o doente em sua cabine, oferecendo todo suporte de água e alimentação necessários. Orienta-se ainda que apenas um tripulante designado (médico ou outro designado) passe a se comunicar e servi-lo até sua remoção ou liberação conforme instruções das equipes de saúde no solo. Seguir as recomendações locais da autoridade sanitária quanto a limpeza, retirada de resíduos, etc.

Maiores informações: 0800 6429782

Confira também:

ABIN acompanha instalação da maior termoelétrica da América Latina

CONPORTOS publica cronograma de Auditoria para 2019

CONPORTOS publica relação dos aprovados no CESSP 18ª Edição