HNS PORT - Consulting & Security e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

PORTO NO PANAMÁ É O SEGUNDO LOCAL VISITADO PELA COMITIVA DA CESPORTOS/SC

 

O Manzanillo International Terminal – MIT, no Panamá, foi mais uma Instalação Portuária a receber a Comitiva Catarinense. Ele fica na Costa Atlântica do Panamá, próximo da entrada norte do Canal do Panamá e ao lado da Zona Livre de Colón, segunda maior zona de livre comércio do mundo.

Durante a visita ao Terminal Manzanillo, a comitiva catarinense composta por Supervisores de Segurança Portuária, Diretores de Portos e Terminais e empresários que fornecem equipamentos e prestam serviços especializados na área de tecnologia e segurança para o setor portuário em Santa Catarina conheceram alguns dos procedimentos e tecnologias utilizados na instalação portuária visitada, onde se pôde observar um cenário de segurança diferente dos anteriormente visitados. 

Assim como no Brasil, o Panamá também adotou o ISPS Code como padrão para a segurança portuária, sendo que o Código é denominado PBIP – Código de Protección del Buque y de las Instalações Portuária. No Panamá, a Instituição Governamental com atribuições equivalente à CESPORTOS e CONPORTOS é a Autoridade Marítima do Panamá, uma força estatal, não militar, que difere do Brasil onde a segurança portuária é coordenada por uma Comissão composta por vários órgãos governamentais: Polícia Federal, Marinha do Brasil, Receita Federal, Governo do Estado e Administrações Portuárias.

Segundo a Gerente de Segurança, Gilda M. Soto Gilda, nos últimos quatros anos o Terminal não teve nenhuma ‘não conformidade’ detectada pela Autoridade Marítima durante as inspeções de verificação da aplicação do PBIP (ISPS Code). 

A visita será objeto de estudo do Coordenador da CESPORTOS/SC, Reinaldo Garcia Duarte, que fará uma comparação entre as práticas adotadas pela segurança portuária do Terminal com aquelas praticadas pelas Instalações Portuárias Catarinenses. “Em todas as nove Auditorias realizadas pela CESPORTOS em Santa Catarina constatamos várias ‘não conformidades’ e, essa diferença percebida durante a visita serve de alerta para os operadores da segurança portuária brasileira. Esse é o propósito dessas Missões Internacionais, estabelecer parâmetros para avaliar a segurança portuária catarinense e conhecer boas práticas adotadas pelos portos visitados”, disse Reinaldo.

Confira também:

ABIN acompanha instalação da maior termoelétrica da América Latina

CONPORTOS publica cronograma de Auditoria para 2019

CONPORTOS publica relação dos aprovados no CESSP 18ª Edição