HNS PORT - Consulting & Security e os Cookies - Nosso site usa cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Confira a Política de Privacidade

Imagens mostram bandidos atirando contra lancha da Receita Federal no Canal do Estuário de Santos

 

A câmera instalada na lancha patrulha da Receita Federal flagrou criminosos atirando contra a embarcação, no Canal do Estuário, na manhã desta a segunda-feira (19). As imagens mostram os cinco bandidos que tinham acabado de roubar o terminal de passageiros da travessia entre Santos e Guarujá. Até o momento, pelo menos dois homens foram detidos.  

 

As imagens, em alta definição, mostram dois assaltantes, na embarcação Pingo,de cor verde e de alumínio, disparando contra a lancha blindada Leão Marinho, do Fisco. Os ficais alfandegários estavam saindo do Porto de Santos para realizar uma ronda onde os navios cargueiros ficam fundeados e tentaram evitar ação. Tiros foram disparados. 

 

 

Segundo informações das policiais Civil e Militar, os criminosos tinham acabado de roubar lojas no Terminal de Passageiros de Guarujá. Além disso, assaltaram o caixa das "barquinhas" que fazem o transporte entre as margens e, se não bastasse, invadiram uma delas e fizeram um arrastão nela. Em seguida, eles fugiram levando um homem de refém. 

"Eu estava dentro da barquinha e eles me obrigaram a ir com eles. Em todo o tempo, eles falavam pra (Receita) Federal não se aproximar se não matariam o refém. Tudo isso durou pelo menos 5 minutos. Eles fizeram a travessia e fugiram a pé pela avenida. Eu não sei de onde vinha tanto tiro", contou o zelador José Alves Bezerra, de 60 anos, que ficou na mira do revólver. 

 

A equipe da Receita Federal foi recebida a tiros, que atingiram dois pontos a embarcação blindada. Eles mantiveram uma distância segura e nem revidaram os disparos para não ferir o refém. Nervosos com a situação, os bandidos perderam o controle de embarcação em que estavam e bateram nas proximidades da mureta do Canal 7, em Santos. 

"Podíamos ter revidado, mas não o fizemos por segurança ao refém e às pessoas que estavam nas proximidades. Nas imagens, vemos a intensa movimentação de balsas e barquinhas. Acompanhamos até a Ponta da Praia, mas já estávamos em comunicação com a Polícia Militar", explicou o chefe do Grupo de Operações Especiais Marítimas da Receita Federal (Gropem), Luiz Henrique. 

A partir daí, a fuga foi a pé em direção à Praça dos Rebouças. Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar já tinham sido acionadas para poder auxiliar na ação e conseguiram prender, até o final da manhã, três homens. No caminho, os criminosos tentaram esconder as armas em uma caçamba de recicláveis e os coletes a prova de balas embaixo de um carro. 

 

De acordo com a tenente da Polícia Militar, Fúlvia Guisini, duas pistolas calibre 38 e 22 foram apreendidos pelos soldados. Entre os detidos, dois deles possuem a confirmação de que estavam envolvidos em toda ação. Um terceiro foi detido para averiguação e liberado no meio da tarde. O restante do bando ainda não foi localizado. 

  

As buscas continuam com o apoio do Helicóptero Águia da Polícia Militar. Os lojistas e comerciantes do Terminal de Passageiros ainda contabilizam os prejuízos. Segundo a empresa responsável por administrar a estação de barcas na Ponta da Praia, os bandidos não conseguiram levar mais de R$ 1.780 dos caixas da firma. O caso foi registrado no 3º Distrito Policial.  

Bandidos assaltam Terminal em Guarujá

Cerco recapturou bandidos

Lancha da RFB foi atingida por dois tiros

Polícia consegue recuperar parte dos objetos roubados

Confira também:

ABIN acompanha instalação da maior termoelétrica da América Latina

CONPORTOS publica cronograma de Auditoria para 2019

CONPORTOS publica relação dos aprovados no CESSP 18ª Edição